PARABENS, NANI! 10 anos


No evento Ibnequinho - I Encontro em Desenvolvimento Infantil, que aconteceu em Agosto desse ano, no Rio de Janeiro, o NANI foi homenageado pelos seus dez anos de existência, atuação e dedicação junto às crianças e adolescentes com transtornos do neurodesenvolvimento.

Vários nomes importantes na área prestaram suas homenagens, confiram os vídeos abaixo!

Parabéns, NANI!



Prof. Dr. J. Landeira-Fernandez
Possui graduação em Psicologia pela PUC-Rio (1981-1985), mestrado em Psicologia Experimental pela USP (1986-1988) e doutorado em Neurociência Comportamental pela UCLA (1989-1994). Fundador e atual presidente do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (IBNeC). Fundador e atual editor do periódico Psychology & Neuroscience. Professor Associado do Departamento de Psicologia da PUC-Rio onde é o atual diretor. Publicou mais de 100 artigos e capítulos de livros. Seu livro Cinema e Loucura foi finalista do Prêmio Jabuti, categoria Ciências da Saúde.


Prof. Dra. Izabel Hazin
Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (1994), Especialista em Neuropsicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), Mestre (2000), Doutora (2006) em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco e Pós-Doutorado pela Universitè René Descartes - Paris V (2010). Atualmente é professora adjunto 4 do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Coordena o LAPEN (Laboratório de Pesquisa e Extensão em Neuropsicologia da UFRN), vinculado aos Grupos de Pesquisa NESCIA (Núcleo de Estudos Sócio-Culturais da Infância e Adolescência) e GEPS. Atualmente é vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFRN, membro da diretoria do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (IBNeC) e integrante do GT da Anpepp Psicobiologia, Neurociências e Comportamento.


Prof. Dra. Alessandra Gotuzo Seabra
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1995), mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1997), doutorado (2000) e pós-doutorado (2001) em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Coordena o Grupo de Neuropsicologia Infantil e é a atual presidente do Instituto Brasileiro da Avaliação Psicológica (IBAP). É editora do periódico Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento e Editorial Area Supervisor do periódico Arquivos de Neuro-Psiquiatria.


Prof. Dra. Nayara Argollo
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1985), mestrado em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia (1997) e doutorado em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia (2005). Professora Adjunta do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Bahia - Universidade Federal da Bahia -. Pós-doutorado em andamento no Curso de Pós-graduação em Psicobiologia na Universidade Federal de São Paulo com o trabalho de Validação Nacional do NEPSY-II: Avaliação Neuropsicológica do Desenvolvimento; Coordenadora do Serviço de Neurologia e Neuropsicologia Pediátrica do Complexo Hospitalar Universitário Prof. Edgard Santos (UFBA).

Prof. Dr. Vitor Geraldi Haase
Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981), mestrado em Lingüística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) e doutorado em Psicologia Médica (Dr. rer. biol. hum.) pela Ludwig-Maximilians-Universität zu München (1999). É professor titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de neuropsicologia, tendo interesse por correlação estrutura-função em neuropsicologia, modelos de processamento de informação em neuropsicologia (cognição matemática, processamento lexical, processamento visoespacial, funções executivas), reabilitação neuropsicológica, desenvolvimento humano e qualidade de vida, epidemiologia clínica e psicologia evolucionista.

Ms. Thirzá Frison
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Mestre em Ciências Biológicas (Neurociências) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atua nas áreas clínica (Bitácora- Centro de Neuropsicologia), jurídica ( perito - Poder Judiciario do Estado do Rio Grande do Sul) e de ensino ( pós-graduação em Neuropsicologia (RS, PR, RJ; supervisora local- BItácora- Centro de Neuropsicologia). Com experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação neuropsicológica, alterações na memória, alterações comportamentais, e reabilitação cognitiva.

Profa. Dra. Rochele Paz Fonseca
É graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Luterana do Brasil (2000) e em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). É Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e Doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), com Doutorado sanduíche no Centre de Recherche do Institut Universitaire de Gériatrie de Montréal, Faculdade de Medicina, Universidade de Montreal (2005-2006). Tem Pós-Doutoramento em Clínica e Neurociências (PUC-Rio, 2007), em Medicina (Neurorradiologia) na UFRJ (2010) e em Ciências Biomédicas (Centro de Neuroimagem) na Universidade de Montreal (Canadá, 2011). Atualmente é Professora Adjunta da Faculdade de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, área de concentração Cognição Humana da PUCRS. Coordena o Grupo de Pesquisa Neuropsicologia Clínica e Experimental (GNCE), PUCRS, sendo Bolsista Produtividade 2 do CNPq. É editora da Revista Neuropsicologia Latinoamericana, periódico internacional oficial da Sociedade Latinoamericana de Neuropsicologia (SLAN).

Ms. Daniela Carim
Mestre em Psicobiologia. Especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia. Possui graduação em Bacharelado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995). Coordenadora do Curso de Especialização em Neuropsicologia pela Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. Atualmente é supervisora no setor de psiquiatria da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: neuropsicologia, desenvolvimento, crianças, avaliação, cognição e inteligência.

Voltar