VI CURSO DE EXTENSÃO EM REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA INFANTIL - AGOSTO A DEZEMBRO 2016

O curso promovido pelo NANI oferece conhecimentos fundamentais sobre métodos de avaliação funcional e intervenção neuropsicológica nos principais Transtornos do Neurodesenvolvimento. O corpo docente é composto por profissionais renomados, que contribuem com a literatura clínica e cientifica nacional e internacional.

a) Neurodesenvolvimento e Fundamentos e Conceitos de Reabilitação Neuropsicológica 
Conteúdo: Maturação e desenvolvimento do cérebro, plasticidade neural e lateralização de funções. Introdução à reabilitação neuropsicológica, histórico e conceitos fundamentais. As diretrizes da Organização Mundial de Saúde. Metodologia para a construção da clínica em Reabilitação. Plano e objetivos. Tipos de atendimento. 
Docente Coordenador: Adriana Rossi.
Data: 05 e 06/08/2016

b) Atualidades em Avaliação Neuropsicológica e Avaliação Funcional 
Conteúdo: Atualização das principais técnicas e instrumentos de avaliação neuropsicológica na infância, com foco na avaliação funcional. 
Docente Coordenador: Thiago Gusmão
Data: 26 e 27/08/2016 

c) Da Avaliação à Reabilitação nos Transtornos de Aprendizagem - leitura e escrita
Conteúdo: Definições e classificações dos Transtornos de Aprendizagem, Dificuldades de Aprendizagem versus Transtornos de Aprendizagem; características e definições dos principais transtornos de aprendizagem (transtorno de leitura e da de escrita), protocolos de avaliação interdisciplinar dos Transtornos de Aprendizagem; métodos e técnicas de intervenção nos principais Transtornos de Aprendizagem. 
Docente Coordenador: Thais Barbosa
Data: 30/09 e 01/10/2016

d) Da Avaliação à Reabilitação nos Transtornos de Aprendizagem - matemática
Conteúdo: Características e definições dos principais transtornos de aprendizagem na matemática (discalculia) métodos de avaliação interdisciplinar;  métodos e técnicas de intervenção.
Docente Coordenador: Thiago Gusmão
Data: 28 e 29/10/2016

e) Da Avaliação à Reabilitação no TDA/H 
Conteúdo: Etiologia, neurobiologia do TDA/H, características clínicas (sintomatologia) e neuropsicológicas do TDA/H; diagnostico diferencial; protocolos de avaliação interdisciplinar; métodos e técnicas de intervenção no TDA/H a partir de pesquisas cientificas. 
Docente Coordenador: Flavia Coelho
Data: 25 e 26/11/2016

f) Da Avaliação à Intervenção em lesões cerebrais na infância e condições que cursam com a Deficiência Intelectual 
Conteúdo: Atendimento de pessoas com condições clínicas ou transtornos do neurodesenvolvimento que cursam com deficiência intelectual. Ênfase em propostas atuais de avaliação e intervenção terapêutica, em consonância com os modelos de reabilitação neuropsicológica holística e orientadas para a inclusão. 
Docentes Coordenadoras: Adriana Rossi e Luciane Simonetti
Data: 09 e 10 /12/2016 

COORDENAÇÃO GERAL:
Profa. Dra. Adriana Rossi
Neuropsicóloga do Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil/ Centro Paulista de Neuropsicologia.
Profa. MSc. Carolina Toledo Piza
Neuropsicóloga do Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil/ Centro Paulista de Neuropsicologia.
Profa. MSc. / Doutoranda Luciane Simonetti]Neuropsicóloga do REAB – Serviço de Reabilitação do adulto / Pesquisadora do Centro Paulista de Neuropsicologia.
Prof. Silvia A Prado Bolognani
Coordenadora do REAB – Serviço de Reabilitação do adulto / Centro Paulista de Neuropsicologia.
Equipe de Apoio e Administrativo:
Ariane Rodrigues Gomes
Luzia de Oliveira Gonçalves

Voltar