Sobre o CPN

O CPN surgiu em 1998 com a criação do REAB, um serviço de reabilitação cognitiva para adultos com lesões cerebrais adquiridas. Sob coordenação do Prof. Orlando Bueno e apoio financeiro da AFIP, o serviço era sediado no Departamento de Psicobiologia - UNIFESP. No ano de 2000 agregou-se ao CPN o Serviço de Atendimento e Reabilitação ao Idoso, o SARI, que desenvolve atividades de avaliação, reabilitação e pesquisas em envelhecimento cognitivo. E por fim, no ano de 2003, foi criado o serviço destinado a população infantil, o Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil – NANI. Atualmente o CPN tem sede própria, localizada no bairro da Vila Clementino – São Paulo, com total gestão da AFIP.

Missão, visão, valores

  • Investigar o funcionamento cerebral, bem como as disfunções cognitivas e comportamentais decorrentes de condições neurológicas específicas e seu impacto na vida das pessoas.
  • Desenvolver modelos de atendimento interdisciplinar em abordagem neuropsicológica para casos de disfunções cognitivas e comportamentais associadas a alterações neurológicas, abrangendo procedimentos de avaliação e intervenção que sejam compatíveis com as características socio-econômicas e culturais da população brasileira.
  • Multiplicar esses modelos, a partir de projetos de capacitação de profissionais de saúde e outras ações, que favoreçam maior eficácia na identificação e encaminhamento das pessoas com essas disfunções para atendimento adequado.

Eixo de Atuação

  • Ensino – Promoção de cursos, supervisões clinicas, seminários, congressos e outros eventos que visam a formação de profissionais em temas relativos à Neuropsicologia.
  • Pesquisa – Investigação sistemática das disfunções cognitivas, considerando fatores individuais e ambientais na sua expressão e das possibilidades de intervenção. E ainda, o desenvolvimento de técnicas e instrumentos de avaliação e intervenção.
  • Assistência – Avaliação e reabilitação neuropsicológica para pessoas com queixas de disfunções cognitivas e comportamentais decorrentes de condições neurológicas específicas.

Voltar